25 de novembro de 2012

Higiene Física

Ediana  Macedo
Elenilson  Moreira
Janivon  Alves
Lindinalva  Oliveira
Naldizan   Dias
Regilhania   Miranda
Severina  Sales


 Produtos de higiene física: Você conhece?

Como Jogar:
Convidar os educandos  um a um para sortear uma pergunta que está dentro da caixinha se respondê-la corretamente vai até a caixa grande e tira um produto.
 A criança terá que  fixar o produto de higiene à parte do   corpo onde é usado.

 Material Necessário:
Caixinha com perguntas sobre higiene física
Caixa grande com os produtos de higiene
 Corpo humano grande afixado na parede



Jogo: Trilha da Higiene Física

Como jogar:
A partir do número alcançado após ter jogado o dado a criança vai observar a figura da casa em que ele parou e atende avançado na trilha e fazendo os comandos de cada casa.   Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.

Material necessário:
Trilha grande para ser exposta no chão de aula
Dado
Caixinhas com perguntas  e comandos

Conclusão:
Constata-se que os jogos utilizados com estudantes do ensino fundamental são estratégias eficazes para o ensino de hábitos higiênicos. 



















20 de novembro de 2012

Uma Gota de Água

         Sei que o meu trabalho é uma gota no             oceano, mas sem ele, o oceano seria menor." 

Madre Teresa de Calcutá 

Você já parou, alguma vez, para observar uma gota d`água?

Sim, uma pequena gota d`água se equilibrando na ponta de um frágil raminho...
Com graciosidade a gotícula desafia a lei da gravidade, se balançando nas bordas das folhas ou nas pétalas de uma flor.
São gotas minúsculas, que enfeitam a natureza nas manhãs orvalhadas ou permanecem como pequenos diamantes líquidos, depois que a chuva se vai.
É por isso que um bom observador dirá que a vida seria diferente se não existissem gotas de água para orvalhar a relva e amenizar a secura do solo.
Madre Tereza de Calcutá foi uma dessas almas sensíveis.
Um dia, um jornalista que a entrevistava disse-lhe que, embora admirasse o seu trabalho junto aos pobres e enfermos, considerava que o que ela fazia, diante da imensa necessidade, era como uma gota d'água no oceano.
E aquela pequena sábia-mulher, lhe respondeu: “sim, meu filho, mas sem essa gota d'água o oceano seria menor.”
Sem dúvida uma resposta simples e extremamente profunda.
Pois sem os pequenos gestos que significam muito, a vida não seria tão bela...
Um aperto de mão, em meio à correria do dia-a-dia...
Um minuto de atenção a alguém que precisa de ouvidos atentos, para que não caia nas malhas do desespero...
Uma palavra de esperança a alguém que está à beira do abismo.
Um sorriso gentil a quem perdeu o sentido da vida.
Uma pequena gentileza diante de quem está preso nas armadilhas da ira.
O silêncio, frente à ignorância disfarçada de ciência..
A tolerância com quem perdeu o equilíbrio.
Um olhar de ternura para quem pena na amargura.
Pode-se dizer que tudo isso são apenas gotas d`água que se perdem no imenso oceano, mas são essas pequenas gotas que fazem a diferença para quem as recebe.
Sem as atitudes, aparentemente insignificantes, que dentro da nossa pequenez conseguimos realizar, a humanidade seria triste e a vida perderia o sentido.
Um abraço afetuoso, nos momentos em que a dor nos visita a alma...
Um olhar compassivo, quando nos extraviamos do caminho reto...
Um incentivo sincero de alguém que deseja nos ver feliz, quando pensamos que o fracasso seria inevitável...
Todas essas são atitudes que embelezam a vida.
E, se um dia alguém lhe disser que esses pequenos gestos são como gotas d`água no oceano, responda, como madre Tereza de Calcutá, que sem essa gota o oceano de amor seria menor.
E tenha certeza disso, pois as coisas grandiosas são compostas de minúsculas partículas.

Sem a sua gota de honestidade, o oceano da nobreza seria menor.
Sem as gotas de sua sinceridade, o mar das virtudes seria menor.
Sem o seu contributo de caridade, o universo do amor fraternal seria consideravelmente menor.
E jamais acredite naqueles que desconhecem a importância de um pequeno tijolo na construção de um edifício.
Lembre-se da minúscula gota d`água, que delicadamente se equilibra na ponta do raminho, só para tornar a natureza mais bela e mais romântica, à espera de alguém que a possa contemplar.
E, por fim, jamais esqueça que são essas mesmas pequenas e frágeis gotas d`água que, com insistência e perseverança conseguem esculpir a mais sólida rocha.

18 de novembro de 2012

"Tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível."


As índias da tribo Kiriri também fazem parte dessa história.


Elas não são índias,mas também são especiais!!!!

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
                                            Fernando Sabino


Pirâmide Alimentar

                                  Iracema Menezes
Jane Mascarenhas
                             Maiara Miranda
    Maria José
                         Maria Vilma
                                                     Renival Miranda
           Welton Souza

Objetivos:

Ø Compreender   que os alimentos são divididos em grupos conforme as propriedades de cada um;

Ø    Identificar as características de uma alimentação saudável e as necessidades que o corpo tem para manter-se em perfeito funcionamento.
Público Alvo:

Alunos do Ensino Fundamental

Material Necessário:

Alimentos variados e uma estante para armazenar os alimentos.

Procedimentos metodológicos:

Distribuir a letra de a música comer, comer e pedir para que todos cantem e respondam ao desafio proposto: por que é importante comer?

Quero acordar bem cedinho
Fazer um lanchinho

Laranja, café, leite e pão

Quero também chocolate, iogurte, abacate, biscoito, presunto e melão

Quero comer toda hora uma torta de amora, bolinha de anis ou cajú

Eu gosto mais de torrada e uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Eu gosto mais de torrada e uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Até de tatu?
De cobra faz mal!
Mas que comilão!
Não, Não, não!
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer

Quero comer no almoço um bife bem grosso, polenta, batata e arroz

Eu quero carne assada, banana amassada com leite e sucrilho depois

Quero ensopado de frango, sorvete, morango, suspiro, pudim e manjar

Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar

Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar

Depois do jantar?
Será que vai dar?
Não vai aguentar!
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
Comer comer, comer comer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer

Se eu não como me dá nó nas tripas

Me ataca a gripe, não posso dormir

Incha meus olhos, eu fico tão fraco

que até um mosquito vai me destruir

Se eu não como não posso brincar,

Não consigo falar e começo a tremer
Eu como de uma só vez a comida de um mês
até minha barriga crescer
Eu como de uma só vez a comida de um mês
até minha barriga crescer
Comida de um mês?
Comendo outra vez?
De uma só vez?
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer



Apresentar a pirâmide para os alunos, fazer perguntas relacionadas à mesma: porque dividir os alimentos em grupos? Quais são os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade? Em que lugar da pirâmide está os alimento que vocês mais gostam? O que isso significa? 

Trilha dos Alimentos
Meta do jogo:

Revisar o conteúdo trabalhado

Número de jogadores:

Dupla ou trio

Material necessário:

Uma trilha com figuras de alimentos.
Um dado
Três pinos de cores diferentes

Regras:

Na mesa deve ser colocada a trilha.

Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo.

O primeiro jogador lança o dado.

O jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade de casas correspondentes do número indicado no dado.

Se o pino parar em uma casa que não tem figura ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador.

Se na casa onde o pino para houver uma figura (de alimento) o jogador deve responder qual grupo pertence aquele alimento ele também poderá dar exemplos de outros alimentos que tenha o mesmo nutriente. Se o acertar ele permanece na casa. Caso ele erre deve voltar para a casa onde o pino estava.Ganha quem responder corretamente, e, chegar primeiro ao final da trilha.






16 de novembro de 2012

Árvore dos Valores Humanos

Autor:Professor  Telmo Carlos de Oliveira
Propriá-Sergipe

Leva-se ao palco o desenho de um tronco de árvore sem folhas e mãos correspondente ao número de valores humanos e a copa da árvore será construída com as mãos e à medida que cada componente vai relatando o valor prega na árvore a mão.

Narrador - Vivemos em uma era cheia de violência, sofremos violências cada vez  mais. A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não Criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referências de Cidadania e de respeito pelo próximo, por isso para resgatar esses valores Vamos cultivar nossa árvore dos valores humanos. Se a destruirmos nos destruiremos também.
Verdade:
Esta é a mão da verdade e a verdade apresenta as  coisas como elas realmente são, sou muito próxima da sinceridade,comigo a vida se torna menos fantasiosa não engano ninguém mostro o que está por traz dos fatos para que ninguém se engane, andemos em verdade para que vivamos bem. (prega a mão na árvore e sai)
Respeito:
A minha mão  é a mão do respeito vim também ajudar na         construção da árvore dos valores humanos, o respeito é a base da construção de uma sociedade bem sucedida o respeito é bem vindo em qualquer relacionamento quando eu, o respeito estou sempre há harmonia e a vida é preservada. Respeitemo-nos uns aos outros. (prega a mão na árvore e sai)
Retidão:
A mão que levo é a mão da retidão ajudarei também na construção da árvore dos valores humanos, sem minha mão tudo fica errado ninguém seria honesto, eu a retidão, sou a garantia da confiança dos cidadãos. Eu torno a vida mais confiável. (prega a mão na árvore e sai)
Paz:
Oi, boa-noite! Bandeira Branca!Eu  trago a mão da paz, dizem que estou longe demais e que só existo no período entre- guerras, mas eu  sou muito mais que isso habita no coração dos pacificadores. Sou o oposto da violência, sem mim a violência dominaria o mundo. Paz na terra para os homens que pacificam. Os anjos e os homens cantam meu nome, a mão da paz é o vínculo da perfeição. Que a paz habite nesta escola.(prega a mão e sai).
Amor:
Oi, a minha mão é a mão do amor, sentimento inexplicável que habita no coração do homem, quem ama cumpre os mandamentos, o amor em grego tem quatro definições, mas ficaremos apenas com o amor no sentido de amizade. O amor é a busca que todos querem Deus nos deu amor e devemos amar os outros como a nós mesmos. Não amemos com o amor humano, mas com o amor de Deus. (prega a mão e sai).
Amizade:
A minha mão é a mão da amizade, é muito bom fazer amigos sejam eles reais ou virtuais. Cultivar uma amizade verdadeira é como um bálsamo para as feridas. Quando temos amigos verdadeiros a vida se torna melhor para enfrentarmos os problemas. Sejamos sempre amigos, e muitos  pesos serão tirados dos ombros. Sejamos amigos e assim conseguiremos ir mais longe. (prega a mão e sai).
Justiça:
A minha mão é a mão da justiça eu sou a virtude de dar a cada o que lhe cabe. Sem justiça não há igualdade, sem justiça não há paz, sem justiça o homem vira animal na sociedade. Sejamos justos e só assim “justiça e paz se abraçarão”. (Prega a mão e sai).
Ética:
Minha mão é a mão da ética, sou um dos valores humanos mais importantes eu sempre estive presente nas sociedades e valorizo as atitudes humanas, sem mim verdadeiramente não haveria moral e o ser humano perdia o valor.
Responsabilidade:
A minha mão é a mão da responsabilidade, comigo as coisas boas sempre acontecem, às vezes sou pesada quando necessário, a minha mão tem o dever de dar conta de uma coisa que se fez ou se mandou fazer. Todos nós devemos ser responsáveis por nossos atos. (Prega a mão e sai).
Solidariedade:
A minha mão é a mão da solidariedade. Mão que ajuda que sente pelos outros. A mão da solidariedade move a participação  nas causas. Se cada um de nós formos solidários o mundo fica mais humano e fazemos o bem sem esperar nada em troca. (Prega a mão e sai).
Honestidade:
Honestidade é do que trata a minha mão. A honestidade trata com decência todos os atos. Quem é honesto recebe honra por fazer o bem ao seu próximo. Ser honesto é motivo de orgulho para uma sociedade e merece todo respeito. Vamos então ser honesto?(Prega a mão e sai).

Todos:
“O tempo muito nos ensinou, ensinou a  amar a vida não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar as palavras e pensamentos, enfim, acreditar nos valores humanos”
                                                   (Cora Coralina)

      Encenação realizada por

                                         Professoras de Arte e   Alunos

                                                              do Colégio Municipal Santo Antônio

                                                            Novembro-2012













             




13 de novembro de 2012

Como se formam as cáries?



Uma experiência simples, porém ,muito interessante!


Material necessário:

Dois vidros transparentes com tampa
Casca de ovo
Etiquetas

Como fazer?
Coloque a casca de ovo nos vidros
Depois acrescente água em um vidro e vinagre no outro, até cobrir as cascas.
Tampe os vidros e coloque as etiquetas, identificando-os.
Após alguns dias, observe o que aconteceu com as cascas.

Examinando os resultados...
O que você observou nas cascas de ovo que estavam no vidro com água?
Espera- se que as cascas estejam inteiras.
E nas que estavam no vidro com vinagre?
Possivelmente as cascas estarão amolecidas ou corroídas.
O que as cascas de ovo representam? E o vinagre?
As cascas representam os dentes, e o vinagre as substâncias liberadas pelas bactérias que destroem os destes.
Com base no experimento e no que você aprendeu, explique como a cárie se forma no dente.
As bactérias encontradas em nossa boca consomem os restos de alimentos depositados nos dentes. Elas liberam substâncias que corroem os dentes, provocando as cáries.





4 de novembro de 2012

Educar para Completude


extremity mãos braços extremidades emilio gomariz gif animadoPor exemplo, alguém que fosse uma orelha, uma grande e dominante orelha. Esse homem que fosse apêndice de sua própria e imensa orelha, esse homem ouviria demais, preocupado demais com o que se diz. Teria informações auditivas em excesso. Seria vítima de sua maravilhosa audição.
Um homem que não passasse de uma grande boca seria outro tipo de aleijado às avessas. Sua capacidade de abocanhar e mastigar lhe traria imensos sofrimentos. Boca por excelência, esse homem passaria o dia engolindo a tudo e a todos. Sua capacidade devoradora seria sua ruína. Pior do que a fome recorrente é o desejo insaciável, por mais que alguém possa consumir.
Outro aleijado às avessas: o homem-olho. Aquele olho observador, atentíssimo, absorvendo mais imagens do que a mente humana possa concatenar e compreender. Quanta dor essa visão abrangente ofereceria ao homem-olho! Quantos motivos de medo!
E o homem-nariz, então?! Quantos cheiros e aromas perseguiriam essa pobre criatura, "abençoada" pela tremenda capacidade de possuir, ou melhor, de ser nariz. E sendo nariz poderoso, tal homem padeceria horrivelmente. Porque seria, sobretudo, nariz, saberia que nenhuma flor é flor que se cheire, que todo perfume esconde fedor, que todo fedor prenuncia a dor.Todos somos propensos a desenvolver algum tipo de deformação às avessas, hipertrofiando algo de nós, transformando-nos em seres superdotados em um único aspecto, limitados pelo fato de ultrapassarmos os limites. Posso me tornar um homem-mão. E essa tamanha habilidade para pegar, fazer, manipular... Será motivo diário para um cansaço indescritível.
Ou posso me tornar homem-pescoço, homem-joelho, homem-ventre, homem-ombro — e em todas essas situações, e em todas as demais possibilidades que nos ocorra imaginar, serei prisioneiro de uma melhoria localizada, de uma perfeição fragmentada, de um tudo que é nada.O aleijado às avessas tem, na sua força, a sua fraqueza. Tem, na sua especial competência, a sua maior incompetência.

Educar para a completude consiste em desenvolver, com o máximo de harmonia possível, as diferentes dimensões de uma pessoa.

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor.

   Seu site é o http://www.perisse.com.br