Edivânia
Matos
Eliane Santos
Jaqueline Alves
Josefa Correia
Objetivos
Classificar
seres vivos de acordo com o ambiente em que vivem.
Caracterizar
os animais em vertebrados e invertebrados.
Reconhecer
o habitat dos animais
Compreender
o hábito alimentar dos animais
Observar as partes de uma formiga através do microscópio.
Saber
que todos os seres são importantes e não se deve fazer distinção entre eles.
Momentos da
Aula
Momento da Acolhida
Corrida
das formigas em busca de alimento
Divida a turma em dois grupos e forme duas fileiras.
Utilize folhas de árvores caídas no chão ou recorte o formato
de folhas no papel fantasia verde.
Coloque as folhas dentro de uma caixa de sapato diante de
cada fila. Atenção, o número de folhas deve ser equivalente ao número de
crianças de cada fileira.
Cada
fileira deve ter, também, uma caixa de sapatos vazia para que as crianças
peguem as folhas e as coloquem dentro.
O
primeiro jogador de cada fileira recebe a caixa para buscar a comida (folhas).
A primeira criança deve correr até a caixa onde se encontra as folhas, pega
uma, coloca dentro da caixa e volta correndo, carregando a caixa na cabeça, e
entregar ao segundo da fileira. Este também deverá correr, pegar outra folha,
proceder a mesma forma e entregar ao terceiro. A brincadeira continua até que
todos tenham participado.
Se a
caixa cair, a criança deve parar e pegar as folhas que se espalharam e só
depois poderá continuar.
Ganha
a fileira que pegar todas as folhas primeiro.
No final da brincadeira, cada caixa deve conter o
número de folhas equivalentes ao de jogadores da fileira.
Momento do Conto
Formiguinha
(melodia
de cantiga de roda)
Fui no mercado comprar café veio a formiguinha e
subiu no meu pé.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não
parava de subi.
Fui no mercado comprar batata -roxa veio a formiguinha e subiu na
minha coxa..
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Fui no mercado comprar limão veio a formiguinha e subiu na minha
mão.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Fui no mercado comprar palha de aço veio a formiguinha e subiu no
meu braço.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Fui no mercado comprar osso veio a formiguinha e subiu no meu
pescoço.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Fui no mercado comprar giz veio a formiguinha e subiu no meu
nariz.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Fui no mercado comprar caneta veio a formiguinha e subiu na minha
cabeça.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu
bumbum.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.
Outras sugestões...
Pedir os alunos para desenhos uma formigas grande com: olhos,
antenas, pernas, pelos e mandíbulas.
Levar os alunos para observarem no microscópio uma formiga.
Fazer registro através de desenhos, o que eles observaram da formiga por meio do microscópio.
Fazer registro através de desenhos, o que eles observaram da formiga por meio do microscópio.
Pedir que os alunos classifiquem os animais vertebrados e
invertebrados da história...Diferencie os vivos dos não- vivos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário