7 de outubro de 2013

Vertebrados e Invertebrados



Edivânia Matos
                        Eliane  Santos
       Jaqueline Alves 
                                         Josefa Correia

Objetivos
Classificar seres vivos de acordo com o ambiente em que vivem.
Caracterizar os animais em vertebrados e invertebrados.
Reconhecer o habitat dos animais
Compreender o hábito alimentar dos animais
Observar as partes de uma formiga através do microscópio.
Saber que todos os seres são importantes e não se deve fazer distinção entre eles.

                                   Momentos da Aula


Momento da Acolhida
Corrida das formigas em busca de alimento

Divida a turma em dois grupos e forme duas fileiras.
Utilize folhas de árvores caídas no chão ou recorte o formato de folhas no papel fantasia verde.
Coloque as folhas dentro de uma caixa de sapato diante de cada fila. Atenção, o número de folhas deve ser equivalente ao número de crianças de cada fileira.
Cada fileira deve ter, também, uma caixa de sapatos vazia para que as crianças peguem as folhas e as coloquem dentro.
O primeiro jogador de cada fileira recebe a caixa para buscar a comida (folhas). A primeira criança deve correr até a caixa onde se encontra as folhas, pega uma, coloca dentro da caixa e volta correndo, carregando a caixa na cabeça, e entregar ao segundo da fileira. Este também deverá correr, pegar outra folha, proceder a mesma forma e entregar ao terceiro. A brincadeira continua até que todos tenham participado.
Se a caixa cair, a criança deve parar e pegar as folhas que se espalharam e só depois poderá continuar.
Ganha a fileira que pegar todas as folhas primeiro.
No final da brincadeira, cada caixa deve conter o número de folhas equivalentes ao de jogadores da fileira.


Momento do Conto

Formiguinha
(melodia de cantiga de roda)

Fui no mercado comprar café veio a formiguinha e subiu no meu pé.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar batata -roxa veio a formiguinha e subiu na minha coxa..
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar limão veio a formiguinha e subiu na minha mão.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar palha de aço veio a formiguinha e subiu no meu braço.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar osso veio a formiguinha e subiu no meu pescoço.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar giz veio a formiguinha e subiu no meu nariz.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar caneta veio a formiguinha e subiu na minha cabeça.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum.
Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subi.

 












Outras sugestões...
Pedir os alunos para desenhos uma formigas grande com: olhos, antenas, pernas, pelos e mandíbulas.
Levar os alunos para observarem no microscópio uma formiga.
Fazer registro através de desenhos, o que eles observaram da formiga por meio do microscópio.
Pedir que os alunos classifiquem os animais vertebrados e invertebrados da história...Diferencie os vivos dos não- vivos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário