16 de novembro de 2012

Árvore dos Valores Humanos

Autor:Professor  Telmo Carlos de Oliveira
Propriá-Sergipe

Leva-se ao palco o desenho de um tronco de árvore sem folhas e mãos correspondente ao número de valores humanos e a copa da árvore será construída com as mãos e à medida que cada componente vai relatando o valor prega na árvore a mão.

Narrador - Vivemos em uma era cheia de violência, sofremos violências cada vez  mais. A violência é um sinal, um sintoma de uma sociedade que não Criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referências de Cidadania e de respeito pelo próximo, por isso para resgatar esses valores Vamos cultivar nossa árvore dos valores humanos. Se a destruirmos nos destruiremos também.
Verdade:
Esta é a mão da verdade e a verdade apresenta as  coisas como elas realmente são, sou muito próxima da sinceridade,comigo a vida se torna menos fantasiosa não engano ninguém mostro o que está por traz dos fatos para que ninguém se engane, andemos em verdade para que vivamos bem. (prega a mão na árvore e sai)
Respeito:
A minha mão  é a mão do respeito vim também ajudar na         construção da árvore dos valores humanos, o respeito é a base da construção de uma sociedade bem sucedida o respeito é bem vindo em qualquer relacionamento quando eu, o respeito estou sempre há harmonia e a vida é preservada. Respeitemo-nos uns aos outros. (prega a mão na árvore e sai)
Retidão:
A mão que levo é a mão da retidão ajudarei também na construção da árvore dos valores humanos, sem minha mão tudo fica errado ninguém seria honesto, eu a retidão, sou a garantia da confiança dos cidadãos. Eu torno a vida mais confiável. (prega a mão na árvore e sai)
Paz:
Oi, boa-noite! Bandeira Branca!Eu  trago a mão da paz, dizem que estou longe demais e que só existo no período entre- guerras, mas eu  sou muito mais que isso habita no coração dos pacificadores. Sou o oposto da violência, sem mim a violência dominaria o mundo. Paz na terra para os homens que pacificam. Os anjos e os homens cantam meu nome, a mão da paz é o vínculo da perfeição. Que a paz habite nesta escola.(prega a mão e sai).
Amor:
Oi, a minha mão é a mão do amor, sentimento inexplicável que habita no coração do homem, quem ama cumpre os mandamentos, o amor em grego tem quatro definições, mas ficaremos apenas com o amor no sentido de amizade. O amor é a busca que todos querem Deus nos deu amor e devemos amar os outros como a nós mesmos. Não amemos com o amor humano, mas com o amor de Deus. (prega a mão e sai).
Amizade:
A minha mão é a mão da amizade, é muito bom fazer amigos sejam eles reais ou virtuais. Cultivar uma amizade verdadeira é como um bálsamo para as feridas. Quando temos amigos verdadeiros a vida se torna melhor para enfrentarmos os problemas. Sejamos sempre amigos, e muitos  pesos serão tirados dos ombros. Sejamos amigos e assim conseguiremos ir mais longe. (prega a mão e sai).
Justiça:
A minha mão é a mão da justiça eu sou a virtude de dar a cada o que lhe cabe. Sem justiça não há igualdade, sem justiça não há paz, sem justiça o homem vira animal na sociedade. Sejamos justos e só assim “justiça e paz se abraçarão”. (Prega a mão e sai).
Ética:
Minha mão é a mão da ética, sou um dos valores humanos mais importantes eu sempre estive presente nas sociedades e valorizo as atitudes humanas, sem mim verdadeiramente não haveria moral e o ser humano perdia o valor.
Responsabilidade:
A minha mão é a mão da responsabilidade, comigo as coisas boas sempre acontecem, às vezes sou pesada quando necessário, a minha mão tem o dever de dar conta de uma coisa que se fez ou se mandou fazer. Todos nós devemos ser responsáveis por nossos atos. (Prega a mão e sai).
Solidariedade:
A minha mão é a mão da solidariedade. Mão que ajuda que sente pelos outros. A mão da solidariedade move a participação  nas causas. Se cada um de nós formos solidários o mundo fica mais humano e fazemos o bem sem esperar nada em troca. (Prega a mão e sai).
Honestidade:
Honestidade é do que trata a minha mão. A honestidade trata com decência todos os atos. Quem é honesto recebe honra por fazer o bem ao seu próximo. Ser honesto é motivo de orgulho para uma sociedade e merece todo respeito. Vamos então ser honesto?(Prega a mão e sai).

Todos:
“O tempo muito nos ensinou, ensinou a  amar a vida não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar as palavras e pensamentos, enfim, acreditar nos valores humanos”
                                                   (Cora Coralina)

      Encenação realizada por

                                         Professoras de Arte e   Alunos

                                                              do Colégio Municipal Santo Antônio

                                                            Novembro-2012













             




3 comentários: