5 de março de 2014

Célula Humana






Aprender e fixar os componentes celulares de uma forma lúdica


Estrutura da Atividade


Na primeira aula, será feito uma introdução teórica ao tema e ainda será pedido aos alunos que tragam na próxima aula camisetas de diferentes cores. (azul, amarela, verde, vermelha, preta etc.)

Na segunda aula serão agrupados os alunos com camisetas de cores semelhantes. Cada cor se referirá a uma parte da célula.

Inicialmente para montar a membrana os alunos de uma determinada cor seguram as mãos uns dos outros fechando o circulo para formar a membrana.

Depois outro grupo menor de outra cor forma o núcleo e assim por diante até formar todas as organelas.

A seguir o professor vai passar por entre os alunos falando sobre cada organela que compõe a célula.


Organização da Classe


Todos precisam estar juntos num grande grupo para haver troca de informações entre eles e ainda para os que já detém algum conhecimento do tema possam ajudar os outros.


Formas de Registro


Na terceira aula cada um deverá registrar em forma de desenho e texto associados aquilo que aprendeu.


Introdução


Seguindo as linhas do PCN que consiste em ministrar o conteúdo visando uma formação cidadã, sem esquecer que estamos em tempos de grande competição e excelência com grandes avanços tecnológicos. Essa atividade proporciona aos alunos utilizar a linguagem corporal para expressão de ideias e construção do conhecimento através de uma fonte de informação como está previsto no PCN. A construção de uma célula com o próprio corpo traz a noção de que somos constituídos de células e fazemos parte do meio ambiente e que como tal devemos cuidar de ambos (corpo e meio ambiente).

Outros valores preconizados no PCN e que podem ser adquiridos com essa atividade são desenvolvimento da confiança em si mesmo, capacidades afetivas, cognitivas, de inter-relação pessoal, inserção pessoal entre outras.


Material


Camisetas de cores variadas.

Papel sulfite e pincel atômico

Montagem


Os alunos com cores semelhantes devem se agrupar e neles serão afixidas as folhas sulfites determinando qual estrutura da célula eles irão compor.

Fazer isso para todas as organelas.


Procedimento


Inicialmente seria interessante (depois de identificar cada aluno)deixá-los por conta própria, afim de verificar se são capazes de se organizar sozinhos.

Se não forem então o professor irá organizá-los.


Situação-Problema


O aprendizado das estruturas celulares acompanham a maioria dos alunos pelo menos até o vestibular, e uma outra parte considerável durante toda a vida dependendo da função que irá exercer. Por isso é fundamental que tal conhecimento seja muito bem consolidado.


Elementos Para Testar as Hipóteses


A forma a curto prazo para testar a hipótese se dará por meio de uma avaliação ou mesmo do registro que os alunos farão ao final da atividade.


Ações dos Alunos


Espera-se que os alunos interajam bastante entre eles e com o professor, mas é possível que exagerem um pouco visto que estarão em local aberto como o pátio ou a quadra.


Dados adicionais

Autor:  
Flavio Luiz Correa dos Santos
Duração:  
Três aulas
Área:  
Biologia
Tema:  
Citologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário