Aprender e fixar os componentes celulares de uma forma lúdica
Estrutura da Atividade
Na
primeira aula, será feito uma introdução teórica ao tema e ainda será pedido
aos alunos que tragam na próxima aula camisetas de diferentes cores. (azul,
amarela, verde, vermelha, preta etc.)
Na
segunda aula serão agrupados os alunos com camisetas de cores semelhantes. Cada
cor se referirá a uma parte da célula.
Inicialmente
para montar a membrana os alunos de uma determinada cor seguram as mãos uns dos
outros fechando o circulo para formar a membrana.
Depois
outro grupo menor de outra cor forma o núcleo e assim por diante até formar
todas as organelas.
A seguir
o professor vai passar por entre os alunos falando sobre cada organela que
compõe a célula.
Organização da Classe
Todos
precisam estar juntos num grande grupo para haver troca de informações entre
eles e ainda para os que já detém algum conhecimento do tema possam ajudar os
outros.
Formas de Registro
Na
terceira aula cada um deverá registrar em forma de desenho e texto associados
aquilo que aprendeu.
Introdução
Seguindo
as linhas do PCN que consiste em ministrar o conteúdo visando uma formação
cidadã, sem esquecer que estamos em tempos de grande competição e excelência
com grandes avanços tecnológicos. Essa atividade proporciona aos alunos
utilizar a linguagem corporal para expressão de ideias e construção do
conhecimento através de uma fonte de informação como está previsto no PCN. A
construção de uma célula com o próprio corpo traz a noção de que somos
constituídos de células e fazemos parte do meio ambiente e que como tal devemos
cuidar de ambos (corpo e meio ambiente).
Outros
valores preconizados no PCN e que podem ser adquiridos com essa atividade são
desenvolvimento da confiança em si mesmo, capacidades afetivas, cognitivas, de
inter-relação pessoal, inserção pessoal entre outras.
Material
Camisetas
de cores variadas.
Papel
sulfite e pincel atômico
Montagem
Os alunos
com cores semelhantes devem se agrupar e neles serão afixidas as folhas sulfites
determinando qual estrutura da célula eles irão compor.
Fazer
isso para todas as organelas.
Procedimento
Inicialmente
seria interessante (depois de identificar cada aluno)deixá-los por conta
própria, afim de verificar se são capazes de se organizar sozinhos.
Se não
forem então o professor irá organizá-los.
Situação-Problema
O
aprendizado das estruturas celulares acompanham a maioria dos alunos pelo menos
até o vestibular, e uma outra parte considerável durante toda a vida dependendo
da função que irá exercer. Por isso é fundamental que tal conhecimento seja
muito bem consolidado.
Elementos Para Testar as
Hipóteses
A forma a
curto prazo para testar a hipótese se dará por meio de uma avaliação ou mesmo
do registro que os alunos farão ao final da atividade.
Ações dos Alunos
Espera-se
que os alunos interajam bastante entre eles e com o professor, mas é possível
que exagerem um pouco visto que estarão em local aberto como o pátio ou a
quadra.
Dados adicionais
Autor:
|
Flavio
Luiz Correa dos Santos
|
Duração:
|
Três
aulas
|
Área:
|
Biologia
|
Tema:
|
Citologia
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário