Apresentação:
A citologia estuda a célula, tanto sob o ponto
de vida estrutural (morfológica ou anatômico) quanto sob o funcional
(fisiológico). A citologia envolve muitos aspectos de Biologia molecular e de
bioquímica.
Objetivos geral:
Ser capaz de utilizar-se das informações para
compreender conceitos utilizados em citologia.
Específicos:
· Entender que o corpo
humano possui diferentes níveis de organização;
·
Criar um glossário
“Diciocélula”;
· Compreender que as
células são estruturas vivas que têm uma organização interna exercem funções
específicas.
Conteúdos:
·
Níveis de organização
de corpo humano;
·
Célula: unidade básica
da vida;
·
A diversidade das
células.
Procedimentos:
Momento da criação:Criar um Diciocélula (dicionário da célula).
Solicitar que os educandos busquem no dicionário os significados dos termos
interligados em citologia.
Momento do registro: Registar na lousa o
mapa conceitual “níveis de organização do corpo humano.” Pedir que os alunos
registrem no caderno.
Momento da explanação:Utilizar o torso e o esqueleto humano para
explicar como o corpo humano está organizado.
Movimento da explanação:Fixar na lousa desenhos de olhos, coração,
espermatozoide, sistema urinário, tecido epitelial, organismo. Solicitar que os educandos determinem o nível de organização do corpo
humano a partir das ilustrações em análise.
Recursos:
Dicionários;
Torso e esqueleto humano;
Figura (olho, espermatozoide, sistema urinário,
tecido epitelial, estômago, tecido muscular e organismo.)
Avaliação:
Verificar a partir de atividades escritas e
orais se os educandos reconhecem as partes que compõem o corpo humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário