2 de outubro de 2012

Insetos Sociais


Objetivos:

 Conhecer como vivem as formigas;
  Compreender o que são insetos sociais;
 Identificar a ideia principal do texto literário correlacionando ao assunto estudado.

Procedimentos Metodológicos - Momentos da Aula

Momento da Pesquisa

 Buscar na internet informações de como vivem as formigas.

Momento do Registro

Após a leitura e discussão da pesquisa solicitar que os educandos preencham uma ficha de leitura.

Momento da Explicação

Elaborar um painel “O formigueiro”. Fixá-lo na lousa, os membros da sociedade serão acrescentados um a um pelo professor, primeiro a rainha, depois as operárias e os bitus.
                                          
A disseminação de informações de cada membro será realizada pelos educandos com intervenções do professor.

Momento da Leitura

Distribuir o livro “Revolução no formigueiro” sugerir que os educandos façam uma leitura silenciosa.

Momento da Atividade

Solicitar que os educandos respondam a atividade proposta:

    Qual era o habitat de Sofia?

     Sofia era diferente das outras formigas. Qual era a sua mania?

     Descreva fisicamente Sofia e faça seu retrato ao lado.

   De acordo com Sofia, a vida das formigas operárias é sem graça. Por quê?

   Você leu o manual do formigueiro? E aí, você acha que os animais mudam seus hábitos?E os seres humanos? Justifique.

    Elabore uma cadeia alimentar incluindo formigas.

   Quando as folhas dos jatobás caem no chão quem realiza a decomposição?

     O que são decompositores?

    As florestas são ecossistemas. Quais os elementos físicos desse ecossistema?                                                                                                                                                                                                                           
 As formigas de uma mesma espécie que vive nesse formigueiro formam uma comunidade ou um ecossistema? Justifique.

 O que é uma colônia?

Pense no processo de fotossíntese que ocorre nos Jatobás e responda: o que é necessário para que a fotossíntese ocorra?

Qual é a energia utilizada pelos Jatobás?

Elabore uma lista dos consumidores que aparecem no livro.

Você estudou vários exemplos de relações ecológicas. Dê exemplos de insetos sociais.

Momento da Exibição do Vídeo



Exibir o filme “LUCAS-UM INTRUSO NO FORMIGUEIRO”
A aventura de Lucas no mundo das formigas ampliará o entendimento dos educandos acerca do assunto.

Avaliação

Verificar se os educandos após as leituras e discussões
compreenderam como vivem os insetos sociais.

Referência Bibliográfica

Revolução no formigueiro trabalha o conceito de sociedade, os limites e as regras de convivência.
Desenvolve o espírito de cooperação e  a noção dos direitos e deveres do cidadão dentro de um determinado espaço, mostrando que é possível aliar o trabalho e o lazer com a responsabilidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário