18 de novembro de 2012

Pirâmide Alimentar

                                  Iracema Menezes
Jane Mascarenhas
                             Maiara Miranda
    Maria José
                         Maria Vilma
                                                     Renival Miranda
           Welton Souza

Objetivos:

Ø Compreender   que os alimentos são divididos em grupos conforme as propriedades de cada um;

Ø    Identificar as características de uma alimentação saudável e as necessidades que o corpo tem para manter-se em perfeito funcionamento.
Público Alvo:

Alunos do Ensino Fundamental

Material Necessário:

Alimentos variados e uma estante para armazenar os alimentos.

Procedimentos metodológicos:

Distribuir a letra de a música comer, comer e pedir para que todos cantem e respondam ao desafio proposto: por que é importante comer?

Quero acordar bem cedinho
Fazer um lanchinho

Laranja, café, leite e pão

Quero também chocolate, iogurte, abacate, biscoito, presunto e melão

Quero comer toda hora uma torta de amora, bolinha de anis ou cajú

Eu gosto mais de torrada e uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Eu gosto mais de torrada e uma baita fritada de carne de cobra e tatu
Até de tatu?
De cobra faz mal!
Mas que comilão!
Não, Não, não!
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer

Quero comer no almoço um bife bem grosso, polenta, batata e arroz

Eu quero carne assada, banana amassada com leite e sucrilho depois

Quero ensopado de frango, sorvete, morango, suspiro, pudim e manjar

Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar

Eu vou ficar numa boa comer a leitoa com broa depois do jantar

Depois do jantar?
Será que vai dar?
Não vai aguentar!
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
Comer comer, comer comer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer

Se eu não como me dá nó nas tripas

Me ataca a gripe, não posso dormir

Incha meus olhos, eu fico tão fraco

que até um mosquito vai me destruir

Se eu não como não posso brincar,

Não consigo falar e começo a tremer
Eu como de uma só vez a comida de um mês
até minha barriga crescer
Eu como de uma só vez a comida de um mês
até minha barriga crescer
Comida de um mês?
Comendo outra vez?
De uma só vez?
1 2 3
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
é o melhor para poder crescer



Apresentar a pirâmide para os alunos, fazer perguntas relacionadas à mesma: porque dividir os alimentos em grupos? Quais são os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade? Em que lugar da pirâmide está os alimento que vocês mais gostam? O que isso significa? 

Trilha dos Alimentos
Meta do jogo:

Revisar o conteúdo trabalhado

Número de jogadores:

Dupla ou trio

Material necessário:

Uma trilha com figuras de alimentos.
Um dado
Três pinos de cores diferentes

Regras:

Na mesa deve ser colocada a trilha.

Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo.

O primeiro jogador lança o dado.

O jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade de casas correspondentes do número indicado no dado.

Se o pino parar em uma casa que não tem figura ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador.

Se na casa onde o pino para houver uma figura (de alimento) o jogador deve responder qual grupo pertence aquele alimento ele também poderá dar exemplos de outros alimentos que tenha o mesmo nutriente. Se o acertar ele permanece na casa. Caso ele erre deve voltar para a casa onde o pino estava.Ganha quem responder corretamente, e, chegar primeiro ao final da trilha.






Nenhum comentário:

Postar um comentário